28 junho, 2012

O que aconteceu com o adeus - Sarah Dessen

Mclean Sweet acaba de se mudar junto com o pai para Lakeview, em dois anos essa é a quarta cidade para qual eles se mudam, mas essa é a primeira vez em muito tempo em que Mclean é... ela mesma.
Depois do divorcio dos pais, Mclean decide que não pode morar com a mãe, o novo marido dela, e seus meio-irmãos gêmeos. Ela precisa de um novo começo, ser uma nova pessoa, não a garota que viu seu mundo desabar depois que tudo que ela amava foi arrancado dela. E é isso que morar com o pai – um consultor de restaurantes – oferece.
Enquanto seu pai trabalha reconstruindo restaurantes decadentes, Mclean se torna Eliza Sweet, Lizbet Sweet, Beth Sweet, cada garota com sua própria personalidade: a líder de torcida alegre, a rainha do drama, a que sempre quer agradar todos. Tudo é mais fácil assim, ela não precisa criar laços, não precisa se preocupar em concertar nada, se alguma coisa dá errado, bem, tudo o que ela precisa fazer é empacotar as coisas e fazer as malas rumo a um novo destino, sem ao menos dizer adeus.
Entretanto algo diferente acontece em Lakeview, aqui ela seria apenas Liz Sweet, mas por algum motivo ela se apresenta como Mclean. Pessoas novas entram em sua vida de maneira inesperada, e ensinam para ela o valor da amizade, Mclean aprende que não se pode punir os outros pelas suas escolhas, mesmo que elas pareçam erradas, e que as vezes ficar é melhor que partir.

O que dizer desse livro? A trama toda é tão simples, mas ao mesmo tempo tão arrebatadora. Mclean é uma personagem com quem eu me identifiquei muito, foi um pouco assustador no começo ver a minha própria personalidade e escolhas que eu tomaria em uma situação semelhante refletidas nela. Mais assustador ainda, é ver como a Sarah Dessen consegue criar histórias tão incríveis a partir de temas extremamente comuns.
Eu adoro os livros da Sarah, e quando “O que aconteceu com o adeus” foi laçando aqui no Brasil fiquei muito ansiosa pra ler, e mesmo com todas as minhas expectativas altas, não me decepcionei nem um pouco. Mesmo tendo mais de 400 páginas, tudo caminha de forma rápida e você não quer largar o livro em nenhum momento, prova disso é que eu passei as madrugadas lendo, apesar de ter que acordar às seis da manhã para ir pra escola no dia seguinte.
Em "O que aconteceu com o adeus” aprendemos junto com Mclean que por mais que queiramos não podemos esquecer o passado, pois ele é fundamental para descobrimos qum somos. Que quando amamos uma pessoa temos que aceitar todas as coisas ruins, mesmo que isso machuque de vez em quando. 


5 Nyans para o livro

Resenha por Vanessa Freitas

4 comentários:

  1. Estou lendo esse livro e estou simplesmente amando.
    Adorei a resenha.
    Beijos.
    http://mvdlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Aaai todo mundo fala tao bem deste livro que me deixa com uma vontade mil de lê-lo ;s
    adorei sua resenha!
    Beijos
    http://nolimitedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oiie,
    ainda nao li o livro, mas gostei muito d resenha e
    agora fiquei curisosa pra ler ele.
    Primeira visita aqui no blog de vcs, espero por
    uma visita no meu
    www.emsintoniacomoslivros.blogspot.com
    Beijos
    Julyana

    ResponderExcluir
  4. Oie, tudo bom?
    Sou louco para ler os livros da Sarah, todo mundo fala suuuper bem deles.
    Amei sua resenha.

    Beijos, Muel
    http://theworldofbooks7.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe sempre seu comentário, dicas e criticas para que possamos melhorar cada vez mais...
Obrigada