20 junho, 2012

Ladrões de Elite - Ally Carter

Katerina Bishop descende de uma família de ladrões de elite e desde pequena Kat ajuda seu pai a praticar roubos de obras de arte ao redor do mundo, porém aos 15 anos Kat decide que precisa de um novo começo longe da sua família e principalmente do “negócio” deles. É então que Kat arma aquele que seria seu último e maior golpe: consegui entrar no colégio Colgan, uma das melhores escolas dos EUA.
Após três meses estudando na Colgan, Kat é expulsa acusada de ter destruído um patrimônio da escola, e quando, no mesmo dia, W. W. Hale – um amigo da sua família e antigo comparsa – aparece em sua limusine, Kat percebe que foi vítima de uma armação do garoto, e que se livrar da sua antiga vida não será tão fácil assim, ainda mais depois que Hale lhe conta que uma coleção de quadros extremamente valiosos foram roubados do mafioso Arturo Taccone, e que seu pai é o único suspeito, pois um roubo dessa magnitude só poderia ter sido orquestrado por um ladrão tão exímio quanto Bobby Bishop.
Apesar do pai de Kat ter um álibi perfeito que o inocenta do roubo, ninguém parece acreditar. Taccone, disposto a tudo para obter o que lhe foi roubado de volta, dá um prazo de 13 dias para Kat encontrar os quadros e devolver, caso ela falhe a vida do seu pai corre sérios riscos.
Junto com Hale – o garoto bilionário, super gato e charmoso –, sua prima Gabrielle, os irmão Bagshaw, Simon e o misterioso Nick, Kat vai percorrer o mundo tentando coletar informações para conseguir recuperar essas obras e salvar a vida do pai.

A trama do livro me lembrou muito uma versão teen do filme “Onze homens e um segredo”, só que sem o gato do George Clooney em uma versão mais leve, bem no estilo ”sessão da tarde”. A leitura é em terceira pessoa e extremamente rápida, Ally Carter não se prende muito nas descrições de cenário ou aparência dos personagens, mas dá detalhes suficientes para que o leitor possa imaginar a cena. A história inteira é cheia de ação, em um momento os personagens estão em Paris e em seguida eles já então saindo da Itália e indo pra Londres, uma completa loucura que, no fim, torna tudo muito dinâmico e divertido. O quase romance entre a Kat e o Hale também é muito fofo, embora a autora não tenha focado muito nisso. Hale foi o meu personagem favorito, com seu jeitinho protetor e compreensivo, além dele ter as melhores falas:

“– Se eu matasse Taccone, isso ajudaria seu pai? – perguntou Hale.” – Capítulo 26, página 162.

“– Hale, esta vida... – ela começou, ainda sem saber direito o que dizer. – Isto... o que fazemos... o que minha família faz... tudo parece muito mais glamouroso quando quem escolhe é você.
[...] – E eu não escolhi esta vida, Kat. Eu escolhi você.” – Capítulo 29, página 179.

Mesmo sendo um tantinho irreal –  afinal onde raios um grupo de adolescentes entre 14 e 16 anos, mesmo tendo dinheiro e recursos, seriam capazes de burlar a segurança de um dos maiores museus do mundo? – o livro vai além e mostra até onde somos capazes de ir para proteger a nossa família e aqueles que amamos, fala sobre amizade, união e confiança.
Para aqueles que não entendem muito de arte (vulgo eu), aí vai um aviso: grande parte das obras mencionadas são fictícias, mas isso em nenhum momento atrapalha a leitura. Esse é um daqueles livros para ser ler em um, no máximo dois dias, os capítulos são pequenos e quando você vê, já está nas últimas páginas.
A Arqueiro está de parabéns pela diagramação impecável, e principalmente por terem mantido a capa original, que apesar de simples, é linda.
A continuação – intitulada Uncommon Criminals – foi lançada em Junho do ano passado nos EUA, e até onde sei não tem previsão pra ser lançada aqui no Brasil.
Os direitos cinematográficos do livro foram vendidos para a Warner Bros. Shauna Cross – autora do livro Derby Girl –, escreverá o roteiro e a atriz Drew Barrymore será produtora e diretora

4 Nyans para o livro

Resenha por Vanessa Freitas

5 comentários:

  1. Adorei a resenha, Vanessa!!
    Quero elr este livro já tem um tempão,mas ainda não tive oportunidade, mas já solicitei ele para a arqueiro, quem sabe agora eu leio?
    hahaha
    beeijos
    http://nolimitedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oie, tudo bom? =D
    Sou louco pra ler esse livro desde que recebi um marcador dele, quem sabe um dia ainda leio.
    E essa capa linda, linda, linda e a da continuação é mais linda ainda.

    Beijos, Muel
    http://theworldofbooks7.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, a capa da continuação é linda *-* não vejo a hora de lançarem aqui no Brasil!

      Excluir
  3. Nunca senti muita vontade ler esse livro. Não sei, algo não me atraia. Mas depois de ver a resenha fiquei curiosa para ler o livro. Parece ser bem diferente dos livros teens normais.
    Adorei!!!

    Bjoos

    ResponderExcluir

Deixe sempre seu comentário, dicas e criticas para que possamos melhorar cada vez mais...
Obrigada