15 junho, 2012

Jogos Vorazes - Hunger Games #1 - Suzanne Collins



Autor: Suzanne Collins
Páginas: 397
Editora: Rocco
Ano: 2010

A América do Norte foi destruída e em seu lugar surgiu uma nova nação chamada Panem, formada inicialmente por treze distritos que eram comandados a ferro e fogo pela Capital, até que veio os Dias Escuros: um levante de todos os distritos contra a soberana Capital. No fim, doze distritos foram derrotados, e o décimo terceiro completamente dizimado. Como punição os distritos derrotados foram forçados a participarem dos Jogos Vorazes.

Uma vez por ano acontece à temida colheita, que consiste no sorteio de um garoto e uma garota de cada distrito – entre doze e dezoito anos –, que são oferecidos como “tributos”. Os 24 tributos são trancados em uma arena para duelarem entre si até a morte, no final restará apenas um vencedor que terá fama e fortuna.

Os Jogos Vorazes são transmitidos ao vivo pela televisão – uma espécie distorcida de reality show – para entreter os moradores da Capital, e ao mesmo tempo usado como um lembrete do que os governantes são capazes de fazer com aqueles que desafiam o seu poder.

Esse ano durante a colheita algo inédito acontece no distrito 12: para impedir que sua irmã mais nova vá para os Jogos, Katniss Everdeen se oferece como tributo para ir em seu lugar. E é assim que ela – junto com Peeta Mellark, o tributo masculino – é atirada em um futuro incerto. Bem, que a sorte esteja sempre a seu favor!

Como deu pra ver por esse pequeno resumo, Jogos Vorazes é o tipo de livro que se você torcer a páginas, vai escorrer sangue. Suzanne Collins e eu temos muito em comum: ambas gostamos de matar os personagens, porém a mulher supera até a mim quando o assunto é brutalidade, o que, entretanto, se encaixa perfeitamente no cenário hostil do livro.    

Esse sem dúvidas é um dos melhores livros de distopia que eu tive o prazer de ler, Suzanne sabe como equilibrar cada um dos elementos da trama: das descrições dos cenários até a personalidade dos personagens. Katniss, nossa protagonista da vez, é uma garota que foi forçada a crescer e aprender a sobreviver na pobreza do distrito 12, depois da morte do pai, quando sua mãe afundada em sua própria dor deixou para ela a responsabilidade de cuidar do sustento de toda a família. Além de ser um personagem totalmente real, todas as decisões que ela toma ao longo da história, os sentimentos e pensamentos dela condizem com o que ela está vivendo.

No meio de todo esse contexto arrebatador a autora ainda consegue arrumar espaço para um romance extremamente cativante entre Katniss e o doce Peeta, embora eu seja mais do que apaixonada pelo destemido companheiro de caça de Katniss, Gale (alguém, por favor, avise o Papai Noel que eu quero ele de Natal?).

Ação, romance, tragédia, esse é um daqueles livros impossíveis de largar, uma história apaixonante que vai fazer você sofrer com cada um dos acontecimentos e se perder no mundo onde matar ou morrer são as únicas opções.
Vanessa B. Freitas:
"Linda e loira, arraso corações por onde pas.. Ok, ok, vamos falar sério! Apenas jovem e mal interpretada. Um tanto insana. Neurótica. Equivocada. Presa a um sorriso que surge rápido, mas desaparece rápido também.  Escritora de livros intermináveis. Advogada do Diabo contra mim mesma. Ligeiramente egoísta. Ligeiramente estressada. Um pouco perfeccionista e meio mimada. Costumo dormir umas treze horas por dia, e reclamar que estou com sono no tempo que resta. Sou tudo ao mesmo tempo, porém domino a arte de não fazer nada... Prazer em conhecê-lo."

10 comentários:

  1. Parabéns pela resenha! Muito em breve pretendo ler Jogos Vorazes. Beijos!

    http://www.newsnessa.com/

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha, realmente Jogos Vorazes é impossivel de largar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Impossível mesmo! Tanto que mesmo tendo lido depois de ter visto e filme e já sabendo o final, não consegui me desgrudar dele! hahaha'

      Excluir
  3. Olá, ótima resenha.
    estou lendo Jogos Vorazes, ainda estou no comecinho..
    parece um livro viciante!
    espero gostar!

    Beijão
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Esse está na minha lista de Desejados há um tempo. Eu achei a história, talvez não tão assim, original, mas o jeito como tudo foi colocado. E eu quero colocar esse livro na minha estante!

    ResponderExcluir
  5. Nossa... Fazia tempo que procurava a resenha de Jogos Vorazes, alguma que me explicasse bem sobre o que se tratava exatamente o livro. Muito obrigada.
    Adorei o blog, parabens pela iniciativa...
    Bjoo

    ResponderExcluir
  6. Jogos Vorazes é um dos meus livro favoritos de todos os tempos. O enredo é completamente viciante, além de Katniss ser uma excelente personagem, onde, com ela, acabamos debatendo com nós mesmos algumas questões retratadas no livro que, talvez, estejam até em nosso mundo na atualidade.
    Amei a resenha.
    Beijos!

    http://lereaminhapraia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Ai estou LOUCA para ler esse livro! Eu assisti o filme - uma péssima gravação de cinema e com dual aúdio ¬¬ -, mas quando li o resumo do livro pensei que deve ser MUITO melhor.
    Está de parabéns Vanessa! Você escreve muito bem e de uma maneira bastante envolvente. Além de que não foi muito comprida... Às vezes dá preguiça de ler algumas resenhas rsrs. Mas adorei a sua!
    :)
    Sucesso!

    ResponderExcluir

Deixe sempre seu comentário, dicas e criticas para que possamos melhorar cada vez mais...
Obrigada