01 junho, 2012

Estilhaça-me - Tahereh Mafi

Meu toque é letal. Meu toque é poder.

Estou estilhaçada totalmente arrebatada por este livro e pela escrita de Tahereh Mafi. 
Antes de começar, já peço desculpas pela resenha enorme.

Em um mundo onde os pássaros não voam e as nuvens são da cor errada, todos sofrem com a escassez de alimentos, o racionamento de água e energia, os animais e plantas estão morrendo, doenças estão dizimando a população, e tudo o que conhecemos foi extinto.
Juliette é uma garota de 17 anos, que tem uma maldição um dom letal: ela pode matar alguém com apenas um toque, e por isso está aprisionada a 264 dias em um manicômio. Depois de tanto tempo trancada a sanidade de Juliette é um pouco questionável, e mesmo afirmando não estar louca, os pensamentos dela são desordenados e confusos o que não torna Juliette louca de pedra, mas a deixa no topo da lista para ganhar uma camisa de força.
 Isolada de tudo e todos, o único contato que tem com o mundo é através de uma janela na cela em que está trancafiada, sua única companhia é um caderno e uma caneta quebrada, isso muda completamente com a chegada de Adam delícia Kent.
Apesar de estar aterrorizada pela presença do garoto, e não saber o porquê dele estar ali, Juliette decide confiar nele, afinal ela o conhece, apesar de tantos anos ela ainda se lembra dele e de seus olhos azuis, porém uma pergunta a assombra: ele também se lembra dela?

“Eu o conheço.
Tentei a todo custo parar de pensar nele.
Tentei a todo custo esquecer seu rosto.
Tentei a todo custo tirar da cabeça aqueles olhos azuis azuis azuis, mas eu o conheço eu o conheço eu o conheço já faz três anos desde a última vez que o vi.
Nunca poderia esquecer Adam.
Mas ele já se esqueceu de mim.” – Capítulo 6, página 40.

Confiar nele, entretanto, pode ter sido um erro, já que aparentemente Adam é um soldado do Restabelecimento – um novo governo, que conseguiu se consolidar no poder aproveitando-se do desespero das pessoas, através de promessas que nunca chegaram a serem compridas. E é então que Warner entra na história, para apimentar as coisas.
Apesar de ter somente 19 anos, Warner é encarregado de cuidar de um setor inteiro do Restabelecimento. Lindo, psicótico, e totalmente sexy, o cara não esconde que adora o poder e ama ser temido, por esse motivo ele quer Juliette ao seu lado, pois com o poder dela ninguém poderia se rebelar contra o Restabelecimento. Agora Juliette tem que escolher: aceitar servir de arma na  guerra de Warner ou lutar contra o Restabelecimento. 

“— Você o matou — consigo murmurar. — Você simplesmente o matou...
[...] Ele me gira, prende-me contra a porta em que acabei de segurá-lo. Ele pega meu rosto com as mãos em concha, mãos enluvadas, retendo meus olhos na posição. As mesmas mãos que ele acabou de usar para matar um homem.
Estou imobilizada.
Paralisada.
Levemente apavorada.
Seu polegar pinta minha bochecha.
— A vida é um lugar frio — sussurra ele. — Às vezes você tem que saber atirar primeiro.” – Capítulo 18, página 100.

Juliette era a peça perfeita no plano de Waner, porém a garota tem pavor de causar dor aos outros. Mesmo com essa bondade extrema, Juliette foi uma protagonista que ganhou minha simpatia ou ao menos fez com que eu quisesse matá-la na maior parte do tempo.
            Warner é um dos personagens que mais me impressionou ao longo da história, criar um vilão é um trabalho delicado, já que com muita facilidade pode-se cair em um personagem clichê com frases feitas e risada maléfica ao melhor estilo Muahahaha, entretanto a autora consegue passar uma imagem muito sólida, e aos poucos eu me vi encantada por ele. Temos também Adam, o jovem soldado de 17 anos, misterioso, sensual e corajoso, que me deixou completamente apaixonada.
            Estilhaça-me foi descrito por Lauren Kate (autora do best-seller Fallen) como “Sedutor, intenso e cheio de romance” e ela está mais do que certa. Mesmo sendo um livro distópico a trama central do livro gira em torno do romance entre Adam e Juliette, e das descobertas da garota. A forma como a estreante Tahereh Mafi escreve só pode ser descrita como lírica, poética. Apesar de ser estranho no inicio, é fácil para o leito se habituar à repetição de palavras, que serve para intensificar o que Juliette está sentindo, e as diversas frases riscadas, que mostra pensamentos que a garota não consegue reconhecer nem mesmo para ela.
Paixão, desejo, ódio, raiva, medo, desespero, confusão, loucura, contradição, Tahereh Mafi passa todos esses sentimentos em uma leitura rápida, intensa.

“Ele ainda tem os olhos mais extraordinariamente azuis que já vi. Sombrios e profundos e saturados de paixão. Sempre me perguntava como seria ver o mundo através de lentes tão belas. Perguntava-me se a cor do olho era indício de que a pessoa enxergava o mundo de maneira diferente. Se o mundo, como resultado, enxergava a pessoa de maneira diferente também.” – Capítulo 23, página 136.

Há muitas semelhanças com Jogos Vorazes e X-men, a própria autora disse que se baseou nas histórias para escrever o livro, porém com sua escrita singular e inovadora ela consegue deixar sua própria marca.
Estilhaça-me foi uma das melhores leituras desse ano, arrisco até mesmo dizer que foi um dos melhores livros de todos os tempos, mal posso esperar pela continuação: Unravel Me (ainda sem título no Brasil), que tem o lançamento previsto para Fevereiro de 2013 nos EUA. 


5 Nyans para o livro
Resenha por Vanessa Freitas 

5 comentários:

  1. Estou apaixonada pelo seu blog!!!!! Adoro blogs literários :DD

    Acabei de ganhar esse livro em um sorte e estou muito ansiosa para que ele chegue e eu possa lê-lo logo. Parece ser ótimo, cheio de mistérios e tudo o mais. É bem diferente dos livros que eu costumo ler, mas parece ser muito bom. Espero que o meu chegue logo hihi

    Estou seguindo, querida. Beijos e muito sucesso com o blog.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada Mariana!
    Ficamos muito felizes com o seu comentário!
    O livro é ótimo sim, melhor leitura do ano até agora! *----*
    Aproveite bem o livro quando ele chegar! Vale cada página!

    BEIJOS

    ResponderExcluir
  3. CHOREI DE RIR COM O ESTILO "MUAHAHA" do Warner!
    hahaha
    Ele realmente foi um vilão construído em bases sólidas, que eu entendo por: atitudes cruéis, pensamentos distorcidos, traumas que explicam o desvio de caráter. O Warner tem tudo isso, mas ele ainda não está entre os melhores vilões e os meus vilões favoritos (VOLDEMORT! VOLDEMORT!).
    Gostei do livro mas como disse na minha resenha, o que sustentou o livro foi o romance, apesar de essa não ser a proposta principal. A Distopia foi fraca e a ação foi legal.
    O Romance sustentou o livro e eu gostei, mas pra mim não foi um dos melhores romances either.
    Dei 4.5 estrelas porque tenho good feelings sobre a continuação, algo ao estilo X-men.
    Beijos:*
    Francielle
    http://theserialreader.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que nenhum vilão NUNCA vai conseguir superar o Voldemort! Ele é o melhor sem dúvidas! rs.
      Quanto a Estilhaça-me, acho que o que mais me chamou atenção foi o estilo que a autora desenvolveu pra escreve. Eu nunca tinha visto nada parecido antes, e apesar de fugir (e muito) da temática distopica, eu amei o romance *-*

      Excluir
  4. PS: meu comentário ficou enoooooorme né? hahaha

    ResponderExcluir

Deixe sempre seu comentário, dicas e criticas para que possamos melhorar cada vez mais...
Obrigada